Pesquisa Qualitativa

O que é pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa é um tipo de investigação que se baseia na análise de dados não numéricos, como entrevistas, observações e documentos.Utilizada para compreender os significados e as perspectivas das pessoas envolvidas em um determinado fenômeno, e tem como objetivo obter uma visão mais profunda e detalhada do que está sendo estudado.Através de técnicas como:
  • entrevistas em profundidade
  • grupos focais
  • análise de conteúdo
É possível  a construção de teorias e a compreensão dos fenômenos de uma forma mais subjetiva e contextualizada.É importante lembrar que a pesquisa qualitativa não tem como objetivo generalizar os resultados para uma população maior, mas sim fornecer uma compreensão mais aprofundada do que está sendo investigado.

O método e o canal de coleta podem variar de acordo com objetivo:

Pesquisa Clássica

Técnica de grupos focais, com roteiro pré-estabelecido. Busca entender profundamente as questões de pesquisa a partir das percepções e sentimentos dos entrevistados. Grupos divididos por classe social, região, sexo e idade.

Pesquisa Confrontativa

Técnica de debate de grupos que tenham firmes posições estabelecidas, pertençam a partidos ou movimentos políticos. O Objetivo é identificar a contraposição de discursos e formas de ataque e contra-ataque.

Familiares

Técnica de discussão em grupos familiares, para compreender as diferentes visões e penetração de mensagens dentro dos núcleos familiares e teses vencedoras na discussão. Reunião feita, normalmente, em casa de famílias.

Técnica de Mini Grupos

Técnica de grupos focais – 8 a 10 participantes – para identificar problemas localizados e específicos. Orientadas por bairro, classe, etnias, religião, renda, profissão, dentre outros segmentos. Máximo de 4 grupos.

Pesquisas Informais

Reunião de bate-papo, informal, com cortes pré-estabelecidos, sem gravação de vídeo e salas de espelho. Restaurantes, bares, praças. Bate-papo descontraído.

Web Qualitativas

Pesquisas qualitativas por Facebook, hangouts e outras plataformas de interação online. Técnica de discussão não presencial. Busca dar agilidade na captação de informação.

Vamos ajudar você a alcançar seu resultado

Marque agora mesmo uma reunião